O Carro
O protótipo de 2007 possuia as seguintes especificações:
Motor:
- Suzuki Bandit 600cc (4 cilindros, 4 tempos, arrefecido a ar)
- Curso x Diametro: 62,6mm x 48,7mm
- Taxa de Compressão: 11,3:1
- Injeção Eletrônica Programavel (FuelTech RacePRO-1Fi)
- Módulo de Ignição FuelTech Fire4S
- Roda Fônica com 36-1 Dentes
- Bobina e Cabos de Velas do Chevrolet Corsa
- Velas CR9E
- Turbo Compressor Honeywell GT10
- Coletor de Admissão em Aluminío
- Corpo de Borboleta com TPS Integrado
- Restritor de Ar de 20mm
- Coletor de Escape Customizado
- Silenciador Customizado
Transmissão
- Câmbio 6 Marchas (Wet Multi-Plate, 1 Abaixo e 5 Acima)
- Diferencial, Eixos e Juntas Homocinéticas do Chevrolet Corsa
- Rolamentos NSK
Freios
- Pedal de Freio com Braço de Alavanca de 5:1
- Sistema de Alavanca para Regulagem de Força dos Freios
- Dois Cilindros-Mestre Simples do VolksWagen Fusca
- Tubulações Rígidas em Cobre e Mangeuiras Flexíveis Lonadas com Aço
- Fluído de Freio DOT 5
- Discos de Freio da Honda Falcon
Chassi
- Tubular feito com Aço 1020
- Perfis:
- Metalon 40x20x1,5mm
- Tubo 1″ 2mm
- Tubo 5/8″ 2mm
- Tubo 1 1/16″ 2,65mm
- Aumento de Rigidez por Triangularização do Chassi
- Fixações da Suspensão Apoiadas na lateral do Metalon com maior Momento de Inércia
- Atenuador de Impacto
Suspensão
- Entre-Eixos 1750 e Bitola 1200 ± 25mm
- Suspensão em Duplo Braço em A (Pushrod)
- Sistema de Link e Conjunto Mola-Amortecedor da Honda Titan 150
- Raio de Atrito: 36mm
- KPI: 5,7º
- Caster: 7º
- Centro de Rolagem:
- Frontal: 19mm
- Traseiro: 45mm
- Anti-Dive: 31%
- Anti-Squat: 10%
- Perfil Oval(30x16x1,5mm) para os Braços de Suspensão
- Relação de Balancim:
- Frontal: 2:1
- Traseiro: 1,6:1
Eletrica
- Circuito Alimentado por Bateria de 12V 18A
- Chaves Corta-Corrente
- Console Central com Conjunto de Chaves
- Caixa de Fusíveis
- LEDs Indicadores dos Sistemas no Painel
Para o prototipo de 2010, a equipe está projetando modificações e está em busca de novas parcerias. Um projeto de aperfeiçoamento dos sistemas do carro está sendo elaborado e será colocado em prática após a disponibilidade de recursos. Novos integrantes estão se engajando e todos estão otimistas de que a equipe irá alcançar todos os objetivos previstos para 2010.
Os integrantes dividiram tarefas para que cada grupo se responsabilize na evolução de um dos sistemas. Abaixo seguem esses sistemas com um resumo geral do que está sendo projetado.
- Instrumentos e Elétrica: Todo o esquema elétrico do carro será refeito e será incluído um display de cristal líquido, que mostrará as informações mais importantes ao piloto, e um sistema de câmbio eletro-hidráulico. Alunos da Eng. Elétrica já iniciaram o projeto desses novos itens.
- Motor e Transmissão: O motor utilizado em 2007 está em perfeitas condições e será mantido. Alguns testes serão realizados sem o turbo compressor. Está sendo projetado um novo coletor de admissão, coletor de exaustão e flauta. Na transmissão, os alunos estão buscando reduzir o peso substituindo as juntas homocinéticas e eixos.
- Suspensão e Direção: A suspensão será toda refeita. Amortecedores menores e mais eficientes, novos braços e substituição dos atuais birros por uniballs visando a melhora do desempenho do carro. A equipe irá projetar uma nova caixa de direção.
- Sistema de freio: Cálculos serão realizados para o projeto de um sistema de freios mais barato e eficiente.
- Chassis e Carenagem: Serão feitas uma análise dimensional completa e pequenas alterações no chassis, para adequação ao novo regulamento. Uma nova carenagem será projetada proporcionando uma melhor ventilação do motor.
- Rodas e Pneus: A equipe continuará usando pneus PIRELLI e pretende adquirir pneus de chuva e um jogo de aros de competição (mais leves).